domingo, 26 de setembro de 2010

Iluminura~~

As iluminuras são as páginas magnificamente decoradas com ouro ou prata (por isso o nome de 'iluminado') , eram para decorar os livros religiosos, com fonte característica da Era Medieval e formatação interessante, com muito espaço em baixo e nos lados para se virar a página sem tocar no desenho, mas foi uma prática vinda com os povos bárbaros convertidos ao Cristianismo.




















Esta aqui foi eu quem desenhou, fiz pro meu amigo Benones, mandei pra ele como presentinho de aniversário [atrasado] =)

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A tag *Minha Casa*

Republiquei minhas postagens do meu querido blog Minha Casa, fala sobre Belém, o lugar que se tornou meu lar desde 2003, não sei porque não consigo mais publicar nele, há um ano deu um 'bug' geral que impede que algo seja postado lá, às vezes dá problema na html aqui tb, mas lá não teve mais jeito, daí repassei ele para cá e irei apagá-lo :( Postei também print dos comentários~~ ^^

sábado, 11 de setembro de 2010

Uma ótima semana =D

Que você permita ser usado por JESUS para ter a real felicidade! Não importa as coisas que você passe essa semana, tenha a certeza de que um PAI de Amor está ao seu lado, diga a ELE que você deseja senti-LO de perto, e ELE se fará sentir pra você, mas somente se você permitir ;)

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

*Passeio na Minha Casa (julho de 2008)*

Neste final de semana eu viajei em um Cruzeiro no Marajó ! Aqui estávamos próximos da partida, curtindo este belo por-do-sol! Após uma noite inteira de viagem pelo Comt. Solon, chegamos na cidade de Breves;
Frente da cidade de Breves
Mercado Municipal
Primeiro porto da cidade de Breves.
*-*-*-*
Então, chegamos na cidade de Portel;
céu na viagem!


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

*O Forte da Minha Casa*


photo antiga com vista parcial da Baía de Guajará.







O Forte do Presépio (antigo Forte do Castelo) foi mandado construir por Francisco Caldeira Castelo Branco (por isso Castelo) em 1616 e foi oponto de início para a expanção da cidade de Belém e da amazônia.

Descendo do Forte do Presépio, é possível passar pela Ladeira do Castelo, a primeira rua de Belém - antiga rua do Norte-, com construções que remontam o período colonial português que conduz à área portuária de Belém.
╚►vista do pátio do Forte para a rua Norte>

terça-feira, 7 de setembro de 2010

*O artesanato de miriti da Minha Casa*


Você gosta de arte marajoara, história e saber sobre nossas raízes?
(ao lado, urna funerária, os índios faziam elas para colocar seus entes queridos)
















Você gosta de arte do povo?










Você gosta de ver animais, principalmente os que estão em
extinção e saber que estão sendo cuidados e com reprodução
feita por especialistas?







Você gosta de estar em contato com a natureza, ver as criações
de Deus, passar uma tarde de lazer?







Então pode ter certeza de que o Museu Emílio
Goeldi é o lugar perfeito! Ele reúne tudo isso
além de aquário e os centros de estudos do museu.
Simplesmente adorável!

Existem muitos artesanatos de miriti no museu Emílio Goeldi, eles são muitos perfeitos!
Com certeza uma das coisas que são a cara do Pará!


Mas o que é esse "miriti"?
A matéria-prima do artesanato é extraída da palmeira maurita flexuosal, conhecida vulgarmente pelo nome de miritizeiro ou buritizeiro, árvore abundante em nossas matas, várzeas e beiras dos igarapés.

O artesanato de miriti -ou buriti- faz parte da cultura e do cotidiano paraense, figurando com mais intensidade em Belém, durante o Círio de Nazaré, na feira do Ver-o-Peso, além das portas do Museu Emílio Goeldi e do Bosque Rodrigues Alves.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

*Emílio Goeld da Minha Casa*

Emílio Augusto Goeldi (28 de agosto de 1859 Ennetbuhl-Suíça — 5 de julho de 1917 Berna-Suíça) chegou ao Brasil em 1880 para trabalhar no Museu Nacional Brasileiro no Rio de Janeiro, indo posteriormente trabalhar no Museu Paraense em Belém, atendendo um convite do governador do Pará Lauro Sodré onde permaneceu de 1894 até 1907.
Esta é a Rocinha, entrada do Museu Emílio Goeldi; Emílio Goeld criou quatro seções no Museu Paraense: Zoologia, Botânica, Geologia e Etnografia. As coleções reunidas em cada uma delas juntamente com o parque zoobotânico, a biblioteca, os laboratórios, as exposições e uma oficina litográfica, formavam um complexo erguido na então periferia de Belém com os objetivos de pesquisar e divulgar conhecimentos científicos. Com apoio dos governadores do Pará, Goeldi conseguiu a simpatia da população da cidade e realizou um intenso trabalho de investigação, que transformou o Museu Paraense na instituição científica brasileira que mais publicou livros e periódicos na sua época.
(fonte: quadro histórico dentro do museu)

Este é o Museu hoje em dia, mudou bastante...
O Museu Emílio Goeldi foi criado em 6 de outubro de 1886, em Belém do Pará -Brasil- pelo naturalista Domingos Soares Ferreira Pena, sendo a mais antiga instituição de pesquisas da região Amazônica.

Esta é a máquina de escrever de Emílio Goeld, onde ele
escrevia suas idéias e documentações.



A Cerâmica Marajoara é fruto do trabalho dos índios da Ilha de Marajó. O maior acervo de peças de Cerâmica Marajoara encontra-se no Museu Emilio Goeldi em Belém-PA.

A tag *Minha Casa*

A partir de agora vou republicar minhas postagens do meu querido blog Minha Casa, quie fala sobre Belém, o lugar que se tornou meu lar de 2003, não sei porque não consigo mais publicar nele, há um ano deu um 'bug' geral que impede que algo seja postado lá, às vezes dá problema na html aqui tb, mas lá num teve mais jeito, agora vou repassar ele para cá e apagá-lo :(
Postarei tb um print dos comentários~~ ^^